"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O mundo ao virar da esquina

Texto criado por Pedro Miguel Oliveira, cronista residente.


Longe vão os tempos em que para atravessar o mundo era preciso dobrar Cabos Bojadores e enfrentar Adamastores. A única descoberta ainda por fazer é a da nossa própria personalidade, descobrir de que estofo somos feitos. Para alguns a construção da chamada zona de conforto é o objectivo, conhecer os vizinhos, ir ao café de sempre, ao supermercado aonde já tratamos a menina da caixa pelo nome, passar férias naquele sítio onde já as passaram no ano anterior e no anterior a esse, porque lá é bom, lá é conhecido, é seguro, não há razão para mudar.

Para outros (dos quais eu me considero parte…) essa razão não precisa de existir, o conforto é bom, a aventura melhor. É verdade que eu também um dia quero estabilidade e tranquilidade, mas, antes disso quero conhecer, conhecer novos lugares, novas pessoas, conhecer-me a mim mesmo.

Porquê contentarmo-nos com os estereótipos que temos e não descobrir nós próprios de que são feitas as culturas dos nossos vizinhos, que sim, hoje por vizinhos não se pode entender só as pessoas que vivem na mesma rua ou no mesmo prédio. Seja qual for a nossa paixão, partir à descoberta é uma aventura que vale a pena, seja para ver paisagens, museus ou estádios de futebol. O único obstáculo: a nossa vontade! Se ela existir,  também existirá um caminho, seja ele simplesmente sair de mochila às costas sem destino fixo, ou até,  porque não,  em um trabalho de verão naquele destino que sempre quisemos visitar e nunca tivemos possibilidade financeira para isso? 

Cada um é livre de escolher o caminho a tomar,  eu pessoalmente,  escolhi o segundo, não me arrependo e recomendo, por isso mesmo escrevo agora esta crónica sentado à umas quantas milhas da terra já a pensar nas próximas aventuras.

0 comentários:

Enviar um comentário