"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

domingo, 25 de janeiro de 2015

Syriza, o primeiro David?

Eis que na Grécia surge o primeiro movimento da mudança. O partido anti-austeridade Syriza venceu as eleições em terras helénicas e faz história.


Está criado o primeiro tornado, o abanão que muito país da União Europeia temia pelo poder que vem com ele. O rasgar com a conformidade, com o constante sacrifício sobre os quais alguns países estão subjugados. 
Como na história que todos conhecemos ergue-se assim David, de fisga em punho e brilho nos olhos perante um Golias prepotente, mas que não deixa de olhar para o pequeno adversário com alguma precaução.

Hoje começa a verdadeira caminhada. Será o Syriza o grito de ipiranga perante as "regras" que a UE tem regido como leis que castigam os menos afortunados ou apenas um movimento que respira outros ares e aparece de cara lavada, mas que pode ser abafado com o tempo pela máquina que é a União Europeia? A resposta parece estar nos país mais castigados, onde aparecemos nós e Espanha por exemplo. 

Já se ouvem palavras daqueles que governam, apelando a que as pessoas não se deixem contagiar por este movimento. A frase é sempre "(coloque aqui o país) não é a Grécia" ... Rajoy e Passos Coelho já exprimiram a sua preocupação com a vitória do Syriza.
Trocando por miúdos, o Syriza é aquele elemento da família que diz tudo sem rodeios e tem ideias revolucionárias e o resto da família tenta que ninguém o leve a sério por parecer maluco ...
Até Angela Merkel parece já ter pegado no telemóvel para falar com Putin para ele tomar acções porque este "maluquinho" parece estar a chatear o jantar de família.


A Grécia abanou as hostes com o Syriza, em Espanha cresce o Podemos ... resta saber quantos "David" serão precisos para derrubar Golias, porque apenas uma fisga certamente não será suficiente.

0 comentários:

Enviar um comentário