"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aquela selfie ...

"A miss que representa Israel no concurso que junta algumas das mulheres mais belas do mundo publicou uma fotografia na rede social Instagram onde surge próxima da miss Líbano. O problema é que os dois países estão oficialmente em guerra e há quem exija que a miss Líbano perca o título por se ter permitido posar com a inimiga." - Observador.pt

O mundo está a tornar-se, digamos, mesquinha.
Num concurso onde apenas está em causa a beleza feminina no seu esplendor bastou uma fotografia para criar um incidente diplomático. Eu sei que Helena de Tróia fazia navegar navios de guerra mas isto já me parece exagerado ...

Uma selfie pode criar confrontos e desta vez não é entre duas miúdas a fazer duckface, é mesmo envolvendo países. Com esta fotografia (as meninas em causa são as duas primeiras a contar da esquerda, logo não é nada mau mesmo) lançou-se o caos nas redes sociais com muitos libaneses com comentários a exigirem a destituição imediata de Saly Greige como miss Líbano. Onde é que esta fotografia pode provocar ódio, ou passar uma mensagem negativa? A rapariga nem escreveu como descrição "smile para os haters ..." nem pousou com o ex-namorado da outra, nem houve comment da outra concorrente a insultar a possivel celulite e a chamar-lhe porca. Perdoem-me, mas se foge destas picardias de rede social, para mim não preenche os requesitos para recomeçar uma guerra.

Entramos numa fase onde já não podemos criar, contemplar ou opinar algo sem que venha algo descabido ou exagerado e este exemplo é gritante. Não se registam confrontos entre as duas partes há algum tempo e espero sinceramente que uma simples fotografia não seja o despotelar de mais violência. Não há necessidade para criar impacto em algo que apenas mostra o lado bonito do mundo, as mulheres.

Deixem os concurso de beleza serem o que são, não criem monstros. Há coisas mais importantes para resolver do que estar a agitar aquilo que vai coroar a "mulher mais bonita do Mundo".

0 comentários:

Enviar um comentário