"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Rescaldo de '14 e Votos para '15




“2014 foi para mim como uma montanha russa , muitos altos e baixos intercalados por curtos espaços de tempo. O ano acaba em alta e espero que seja uma boa premonição para o ano que vem, mais aventuras, mais boas experiências e mais maturidade para encarar as adversidades. Desejo a todos os seguidores do crónicas em branco umas boas entradas e um feliz ano novo!”

Pedro Oliveira




“2014: Austeridade manteve-se, Eusébio deixou-nos, um banco caiu, os Espírito Santo andam às turras, a Troika saiu, o Mundial aconteceu mas Portugal não compareceu, aprendemos a dizer “Legionella” e “Ébola”, a prisão de Évora ganhou um engenheiro nos seus aposentos e aviões desapareceram ... resumo feito, não precisam de agradecer.
Este ano que agora tem o seu termo foi de aprendizagem para mim, de consolidação pessoal com o alcançar de algumas metas que me deixam orgulho. Foi ano de recompensar quem está comigo desde sempre. Espero que 2015 seja desafiante, que me torne ainda melhor e que saiba premiar o esforço de todos. Quanto ao nosso Crónicas quero acreditar que será o nosso ano. Para todos que nos acompanham desejo boas entradas e um feliz 2015!”

Daniel Teixeira




“Nós, jovens, tivemos um bom 2014? Sim? Não? Mais ou menos? O meu ano tendeu para a terceira opção. Não posso dizer que tenha sido mau, mas também não foi perfeito.

Do lado negativo, vejo a descrença no nosso país. O futuro está incerto. Queremos construir um caminho próprio e cimentar o melhor percurso possível para a nossa vida. No entanto, as dificuldades para tal são cada vez maiores. É como se um muro estivesse a ser erguido no meio da estrada e a sua altura não tivesse fim e, por mais que escalemos esta estrutura, questionamo-nos se seremos capazes de transpor tal obstáculo.

Apesar de tudo, é fulcral que não percamos a esperança. Também eu pensei que a minha luta estava a ser em vão mas, no final, encontrei um pouco de luz para me ajudar a seguir o meu próprio caminho. Não era a luz que mais procurava, contudo, ajudou-me a acreditar que nem tudo é negro naquilo que o futuro me reserva.

Por estes motivos, desejo que todos os jovens consigam encontrar a mais pequena luz no seu caminho. Que esta vos dê força de vontade para continuar a escalar este muro que foi colocado contra a vossa vontade. É preciso lutar por um futuro melhor. Não podemos desistir já dele.”

Fábio Silva




“Acordar numa nova realidade, num outro mundo, com outro público, outro espectador, outro consumidor, uma nova utopia. Com gente modesta, seres que convivem a cheirar o ar que vento nos traz com o cheiro das árvores e não o cheiro a fechado, a escritório, a quarto ou sala, a luz artificial, a flashes. Novos ideais para o Homem, tecnologias com outros focos, um mundo melhor. Um novo 2015. Um Feliz Ano Novo.”

Filipa Alves



Para dar a conhecer 2014 aos mais distraídos, decidi fazer uma espécie de lista:

Foi o ano da ébola e da Legionela; o ano em que vimos partir nomes como Gabriel García Márquez, Robin Williams e até Eusébio; ano das greves na TAP, dos aviões da Malásia desaparecidos e dos russos em território nacional; ano da Crimeia, dos Russos vs. Ucranianos e dos Jihadistas; ano do bloqueio do Citius, do atraso no arranque do ano escolar e da Tecnoforma; ano em que António Costa assume a liderança do PS e José Sócrates é detido; ano em que o SLB se sagra campeão nacional mas perde a Liga Europa para o Sevilha, o Real Madrid ganha a Liga dos Campeões e a Alemanha se sagra campeã Mundial; ano em que o rei Juan Carlos da Espanha abdica do trono, dando lugar ao filho, e em que se celebrou o centenário do início da Primeira Guerra Mundial; o ano em que Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi ganharam o Nobel da Paz, em que o filme “12 Anos Escravo” ganhou o óscar de melhor filme e em que, por alguns dias, “todos fomos macacos”; ano dos vídeos, alguns desastrosos, dos banhos públicos/gelados/solidários.

Mas Senhores e Senhoras, Damas e Cavalheiros, Meninos e Meninas, o ponto alto do ano de 2014, para mim, foram os 7 que o Brasil enfardou da Alemanha!

Ania Santos



2014 foi um bom ano... Tivemos o Marinho Pinho e o seu movimento que mais parece um pseudo partido de notáveis, tivemos o regresso do Secret Story, tivemos o Ronaldo e a sua estátua na Madeira, tivemos a Cristininha a metida em mil e um projetos... e até tivemos direito às atenções da Legionella e dos BES – agora Novo Banco. 2014 foi realmente um ano maravilhoso, cheio de criatividade! Bem... pelo menos, já não tivemos o Cavaco Silva a dizer que a sua reforma não chega para pagar as suas despesas. E assim, preferiu-se fazer caridade despejando baldes de água gelada uns nos outros. Quer dizer, uns por caridade, outros por jantares pagos vá-se lá saber por alma de quem!
Posto isto, desejo a todos os leitores do Crónicas em Branco um – ainda mais – criativo 2015! Repleto de muito trabalhinho, saúde e amor. Repleto de esperança e optimismo. Pois só com estes ingredientes é que o país é capaz de se endireitar. Feliz Ano Novo!

Rute Rita Maia

0 comentários:

Enviar um comentário