"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

sábado, 8 de novembro de 2014

Legionella

Tudo o que importa saber sobre a sucessora do Ébola

Eis que aprendemos uma nova palavra em Portugal: Legionella.
Apesar de parecer como um tipo de massa italiana que se confecciona em qualquer casa com uma Bimby isto da Legionella é grave e é coisa para chatear um bocado. De seguida vou comentar depoimentos de Francisco George e ainda rever os sintomas deste novo flagelo para a nossa saúde.


"O diretor-geral da Saúde, Francisco George, aconselhou as pessoas a não tomar duches nem utilizar hidromassagens ou jacuzzis até que seja identificada a fonte da infeção por legionella, mas garantiu que é seguro consumir água da rede pública."
- Isto sim é pensar em grande. Em tempos de crise isto é mais uma medida para o crescimento. Então agora iamos gastar água a tomar banho sujeitos a ficar doentes? Claro que não. Sujinhos mas dignos como um bom português. E isto é medida que ataca todos porque até quem é rico não tem direito a jacuzzis e a hidromassagens ... que bela medida que a Legionella trouxe. Mas nem tudo é mau. Tomar banho, ok é chato e é capaz de dar doenças, mas agora beber a água isso é sem problema. O organismo decerto aguenta.
(Ideia para negócio: Comercializar água com Legionella com o slogan "Perfeita para beber, só")


"Francisco George disse que é preferível optar por banho sem duche e que deve ser evitada a «grande pressão» das torneiras. Por outro lado, «a cabeça do duche pode ser submersa numa solução de água com lixívia, desde que tenha o odor próprio da lixívia», referiu."
- Ah esperem, afinal dá para tomar banho, só não pode ser é à maluca! Não há cá duches a levar com a água das torneiras como um lorde. Tomar banho sim, mas com lixívia também para ficar limpinho como deve ser ... Agora sim, sinto-me esclarecido. Tomar banho torna-se agora toda uma nova experiência.

Sintomas:
- Febre alta
- Dores de cabeça
- Dores musculares
- Tosse seca
- Dificuldade respiratória
- Vómitos e diarreia
- Delírio


Ou seja, sofrer de Legionella ou ser adepto de um grande após um clássico onde a sua equipa perdeu com um erro do árbitro é igual.

Isto é algo que está a preocupar Portugal, mas que de momento só ataca em Vila Franca de Xira. E o que é que há em Vila Franca de Xira? Não sei, aliás ninguém sabe o que há lá e nem se lembraria do sítio se não fosse a Legionella (ponto a favor para o turismo se calhar).

Uma última palavra para o Ébola. Foi algo bonito o que vivemos mas, como com todas as outras doenças que enchiam telejornais como a Gripe das Aves, temos de pôr um termo à nossa relação. Já não metes medo nem atormentas tanto como a Legionella nos consegue fazer e é melhor seguirmos caminhos diferentes, nós a preocuparmo-nos com os banhos e tu a atormentar terras africanas, é pelo melhor acredita. Não te preocupes, nunca te vamos esquecer.

0 comentários:

Enviar um comentário