"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

domingo, 3 de agosto de 2014

BES: the Good, the Bad and the Ugly

O BES deixa de existir e é pelas palavras de Carlos Costa, Governador Banco de Portugal, que nasce uma outra entidade bancária: o "Novo Banco".

Este Novo Banco ficará com propriedades do ex-BES sem os activos problemáticos. Esses irão para o "Bad Bank" que vai gerir os activos tóxicos que (diz-se por aí) tem como exemplo o BES Angola. Na comunicação o Governador do Banco de Portugal diz que o banco violou as suas orientações e que poderá haver processos-crime. 
O Plano de Resolução é assim o coelho tirado da cartola para salvar o "sólido" Banco Espírito Santo que era gerido pelo DDT (Dono Disto Tudo) Ricardo Salgado e é Vítor Bento a gerir este Novo Banco que até se apressou a deixar um comunicado cheio de "dignidade" como se tivesse aberto a porta para a salvação.

Ok, vamos por partes. O BES desaparece e amanhã nasce o Novo Banco ... pelo nome imagino que o pessoal do Marketing esteja de férias e não havia muita imaginação. Os activos serão divididos entre o "bom" e o "mau" o que deve significar que a dupla Cristiano Ronaldo/D. Inércia será desfeita devido aos resultados. Ninguém sabe bem que activos irão para o "Bad Bank"  liderado por Luís Máximo mas muita gente já tem nomes pensados como Artur, Sidnei ou até Jara ... 

Resgatar o banco irá custar 4.900 milhões de euros ... Paulo Portas não deve ficar muito contente. É coisa para não receber um submarino no Natal. Pergunta pessoal: se o banco desapareceu (e os depositantes estão salvaguardados como Costa afirmou) vamos resgatar o quê?!

Tal como foi dito no título (sim, porque tudo está ligado nesta fantástica crónica) falta falar do "ugly". Esse é Ricardo Salgado que foi designado por Carlos Costa como alguém que faltou à palavra (e já agora ao pagamento) das obrigações do banco. O homem que já foi considerado "Banker of the Year" e a sua família derraparam e agora o banco caiu. É de facto deprimente e decerto o pior ainda está para vir com o homem a aceitar um cargo europeu a nível económico ... ninguém merece, coitado do senhor.

Como nota final na sua intervenção Carlos Costa falou para os depositantes que têm dinheiro no ex-BES. O Novo Banco está capitalizado e em condições de merecer a confiança ee que as PME's podem contar com o Novo Banco como solução de continuidades. Terminou falando em "serenidade e tranquilidade para amanhã". Ao ouvir o senhor criou-me na cabeça o cenário de um médico que após uma lavagem ao estômago do doente ainda diz diz "Não se preocupe, isto que comeu complicou aqui um bocado o estômago e podia ter-lhe custado o fígado, mas coma à vontade amigo, sem problemas!".

Hoje acaba o BES. Uma família, um banco, um trinta e um para muitos portugueses.
Obrigado por tudo. REST IN PEACE.

0 comentários:

Enviar um comentário