"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Comunicado Oficial


"Nas últimas semanas, o blogue “Crónicas em Branco” tem estado sob análise. As grandes pressões a que o site tem sido submetido levaram, após grande deliberação, à decisão de encerrar o “Crónicas” e à posterior eliminação de todos os conteúdos.



Segundo o conteúdo das críticas de que o blogue tem sido alvo, a equipa é acusada de plágio de informação encontrada em jornais nacionais e ataque constante a figuras conhecidas do quotidiano português, bem como a intromissão em assuntos delicados da atualidade. Também outros espaços de escrita online têm enviado a sua opinião negativa quanto ao “Crónicas em Branco”.



Apesar da incerteza sobre uma tomada de posição concreta dos órgãos visados, toda a equipa do “Crónicas” vai remeter-se, por enquanto, ao silêncio.


O blogue, que já conta com 2 anos de existência, vê-se agora (ao que tudo indica) perto de um encerramento, colocando um ponto final no espaço onde os seis cronistas depositavam apenas sua opinião."



Fim do Silêncio? 

No entanto, mesmo calados, estamos atentos.


Percebemos as reações e acima de tudo compreendemos os medos. Depois de dois anos a escrever livremente percebemos que afinal de contas essa liberdade é simplesmente controlada e não totalmente livre.

Com o passar do tempo, à medida que escrevíamos no “Crónicas” reparamos no crescimento de algum desconforto. Com estas acusações, o mais certo é estarem a conduzir-nos para o fim.

Lutamos com as nossas armas, mas uma força maior obriga-nos a pôr termo àquilo que foi para toda a equipa um desafio, um prazer e um orgulho a sustentar. Entre nós os seis existe talento, frontalidade e originalidade – factos que levaram a que muitos nos temessem.

Gostávamos de dizer que vamos apenas “encostar a porta”, mas teremos mesmo de a fechar para que as represálias não se tornem mais complicadas.

Por fim, a todos agradecemos o apoio desde o dia em que este projeto começou. Talvez num outro sítio, numa outra hora, estejamos juntos novamente.

Obrigado,
Crónicas em Branco

 

0 comentários:

Enviar um comentário