"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Carta a 2013



De: Daniel André Teixeira


Para: Ano de 2013 


Boas noites senhor ano de 2013. Olhe é o seguinte caro amigo, eu não queria ser mal educado nem rude, mas dá para passar-mos o Sr. à frente no calendário? É que por aquilo que nós portugueses sabemos sobre si já temos a noção que será um ano difícil, de muita austeridade, tempos complicados e assim passávamos estes 12 meses à frente e íamos já para 2014, que acha? Não era giro? Sim, eu sei que é chato e por acaso até faço anos em 2013 (o que não deixa de ser curioso, até porque acabo sempre por fazer em todos os anos) e que também tem 365 dias para criar e estações do ano para gerir mas podia-nos dar esse jeitinho ...  Afinal de contas o Mundo sobreviveu ao seu fim ... segundo os Maias (parece que não é nada, mas mal por mal deu para rir).


É que se reflectir bem ainda só vamos com 3 dias na companhia de Vossa Excelência e o nosso Presidente da República já promulgou o Orçamento de Estado, mesmo estando com dúvidas. Porquê? Porque já vem com a referência que este ano era complicado e daí não podia defraudar as expectativas ... Já para não falar das greves nos transportes (entre outras) que estragam a vida logo no início. “Ah e tal um Feliz Ano Novo” ... quando uma pessoa tem esperar horas por um transporte lá se vai o feliz não é? Então neste caso diziam “pronto tenha um Ano Novo razoávelzinho vá”.


Outra coisa que trouxe para nós foi uma palavra nova: Duodécimos. A gente não precisa de aprender palavras novas, precisávamos era de ter dinheiro (para ser diferente). Eu percebo que existe aquela lógica do “Natal é quando o homem quiser”, mas estar a dividir o subsídio por todos os meses não é propriamente o que nós estavamos a pensar ... “Tome sr. Américo, tem aqui os seus 400 euros e uma fatia de pão de ló para ir começando a juntar até Dezembro” ... Assim lembraremos 2013 como sendo o ano do Natal “às postas”.


Aparentemente durante a vossa estadia connosco Portugal será o 20º país mais pobre entre os 27 da União Europeia ... ou seja durante este período seremos o Sporting da Europa e isto não nos agrada nada, porque já estamos fartos que falem que estamos na linha de água, que não temos objectivos, que nos falta querer e que não temos os activos a render ... eu como não sou sportinguista nem sequer estou habituado a dizer estas coisas portanto é favor não cultivar isto muitos anos se faz favor!



Antes de terminar uma última nota que acho que também merece destaque tendo em conta a nossa juventude: Acha bem que no mesmo ano “traga” a Portugal o Justin Bieber e os One Direction? Já não chega o que nos vai fazer sofrer? Agora vai por as raparigas dos secundários todas aos berros pela capital ... A sério pense nisso de deixar que passemos já a 2014 e diga-me algo está bem?

Cumprimentos e um abraço 
Daniel André Teixeira

0 comentários:

Enviar um comentário