"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

sábado, 1 de setembro de 2012

Inocentemente culpados


Vivemos numa sociedade reservada, posso dizer até que contrafeita. Muito embora surjam dela alguns homens que negam tal descrição e que afirmam piamente a existência de uma mudança. Bem, eu ainda não denotei qualquer passo desta.
Na nossa sociedade, existe a complexa tarefa em coordenar duas ideias básicas de convivência num grande grupo de seres humanos distintos: a coerência e a noção de consequência. A culpa, essa corresponde somente a cada um de nós, os ditos seres humanos capazes de proclamar princípios tão claros e fundamentais. Deste modo, é também de salientar a ausência de determinação e de coragem para «remar contra a maré» monótona e comum, principalmente difícil para os mais jovens, que a vêem como estagnada, para a qual não vale a pena tentar enfrentar correntes e revelar ideias diferentes. Pois bem, após isto, eu continuo a considerar que é importante uma progressiva mudança de mentalidades. Secalhar a louca sou eu! E alterar os princípios da mentalidade não é mudar a cor dos bancos do jardim, mas sim, passo a passo, reconstruí-lo, para que não existam resquícios do passado.
Assim, não admira que muitos seres da nossa sociedade ponham em causa a sua responsabilidade perante cada fenómeno, desastre, ou acontecimento importante nas diferentes áreas. Essa maioria ainda não entendeu que, num grupo, quando um elemento adoece, o seu vírus torna-se um perigo para os restantes e que é das suas responsabilidades o estado de saúde de todo o grupo. Tudo o que se sucede na nossa sociedade: perturbações sociais, marginalização, desrespeito pela própria natureza… é exclusivamente devido às acções de cada um, não estando nós, então, suficientemente capazes de julgar o que acontece à nossa volta, nem tão pouco ilibados de qualquer punição.

0 comentários:

Enviar um comentário