"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Um Portugal de Todos


             Ao assistir à última rúbrica do professor Marcelo Rebelo de Sousa só me ocorreu pensar em quão cosmopolita Portugal se irá tornar em breve! Passo a explicar…
            Doravante, diversos grupos estrangeiros estão a começar a comprar Portugal, ou seja, os brasileiros estão interessados na Cimpor (grão a grão enche a galinha o papo, por isso, poderão vir a controlar uma rede de construção em Portugal); os angolanos querem cada vez mais tomar conta da Comunicação Social; os chineses, que já acabaram com imensos pequenos negócios, estão a deitar-se à EDP e quiçá avançarão por aí adentro, de modo a ter contato com a ocidentalidade. Isto já para não voltar a falar dos brasileiros que, não tardará muito, reverterão os papéis e passarão a perna a este pequeno país “à beira mar plantado” ao tornarem-se uma nova potência.
            Mais me parece que este será um Portugal de todos. E logo nós que em tempos tivemos Salazar a fechar portas aos estrangeiros, vemos que em breve os nossos filhos terão de aprender a falar chinês para conseguirem arranjar emprego. E, em jeito de conclusão, deixo em aberto a seguinte questão: e a nossa empregabilidade?

PS: não aborda qualquer tipo de sentimento racista. É apenas um pequeno texto que fala de quão o destino pode ser irónico e das voltas que o mundo dá. E, para os mais cultos, é também um texto que pretende pôr a pensar no que nos acontecerá, enquanto Estado, com as sucessivas compras do que português. Por alguma razão, a palavra “todos” no título tem a inicial maiúscula.

1 comentários:

Curioso disse...

Sempre fomos um povo permeável e isso agora é evidente quando não conseguimos manter a nossa independência e passámos a ser aquilo que os outros querem que sejamos e não a imagem do que já fomos.

Enviar um comentário