"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O problema do Euro


“Jacques Delors diz que euro estava destinado ao fracasso - Antigo presidente da Comissão Europeia diz que se fechou os olhos às fraquezas de algumas economias na altura do lançamento da moeda única.” – RR

A pergunta é óbvia: “Então se tinha erros, avançou-se na mesma?”. Se estivéssemos a falar de uma construção civil até se podia dizer que “sim, porque depois a gente resolve”, mas estamos a falar de uma moeda que a Europa quase toda adoptou (se bem que quase que aposto que na reunião final a “resposta” foi a mesma).

É verdade, o Euro agora pode muito bem estar por um fio. Sim, é certo que para muita gente já estava difícil encontra-lo na carteira, mas no panorama europeu já se começa a roer unhas. Lembram-se da festa que se fez na passagem de ano para 2002 em muitos países por causa do Euro? Bem, faz de conta que a pessoa a quem nós fizemos a festa afinal não estava assim tão bem de saúde e tem que ser afastada ….

A moeda que nós portugueses actualmente usamos para pagar impostos, e taxas, e mais impostos, e mais contribuições e por ai fora está “doente” (ok, também enriquece os bolsos de alguns energúmenos, mas desses ‘coitados’ nem falo porque começo logo a lacrimejar).
E como portugueses que somos olhamos logo para o plano B: o regresso ao escudo! Sim, porque aí é que estávamos bem e saudáveis … até querermos entrar na moda do Euro, porque (dizia-se) lá estava-se melhor …

Se o Euro vai ou não cair eu não sei, mas se isso acontecer  vai ser criada uma nova geração: a da frase “eu ainda sou do tempo em que o Euro afundou esta porcaria toda”.

Antes de acabar (até porque a minha tigela com Chocapic está à minha espera) apenas falar sobre o sorteio para o Euro 2012 que revelou que Portugal enfrentaria a Holanda, Dinamarca … e a Alemanha. Dois pontos:
- Será que nem no futebol estamos sossegados?
- Será que Pedro Passos Coelho não teve “mãozinha marota” nisto como garantia que Portugal cumpria as suas promessas com a sr. Merkel?

(bem, já deixei isto no ar, agora vou comer, até à próxima!)

0 comentários:

Enviar um comentário