"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal: se o início fosse diferente …

Toda a gente conhece a típica história do “menino” Jesus e do presépio e por aí fora … o quê, não conhecem? Não perdem nada, nós trazemos uma melhor.

Na nossa ideia, Jesus era um menino que tinha tudo do bom. Essa história de “ah e tal ele nasceu nas palhinhas e ui, nasceu por obra divina” … meus amigos seria feio aparecer na certidão que nasceu num berço banhado a ouro, assim a bíblia parecia um livro da Carolina Salgado.

O que é que chamamos a um homem que chega a casa e a mulher “acontece” que está grávida? Exacto. Chamamos isso. Pois neste caso esse senhor era José, que coitado, de tarde estava sossegado a ajeitar uma marquise pós lados de Jerusalém e a noite descobre que “afinal” vai ser pai (ainda pra mais de um Messias) … acontece a todos né?

Assim, lá se puseram ao caminho (evitando tudo que fosse portagens e scuts) no seu bem apetrechado Fiat Uno (ou era um burro? Na altura andava tudo à mesma velocidade portanto…). Para onde perguntam vocês? Fácil, para o hospital S. João (sim na altura de certeza que era lá, o Mundo dá tantas voltas…). Era a loucura no tele de José: eram posts no Facebook, eram fotos da barriga da mulher, eram músicas do Tony (não vão duvidar que este já por cá andava né?) … curiosamente recebia muitos comentários com a palavra que responde a pergunta do 2º parágrafo … nervoso liga o IPod e relaxa ao som de “o pai da criança”.

Como afinal esqueceram-se dos BI’s em casa, o hospital mandou-os porta fora. A única coisa de jeito aquela hora era um monte de palha com musgo (gentilmente fornecido pelo “ervilha”, o mendigo lá da zona). Este assiste ao parto ajudando com frases importantes como “distorce, vira tudo, isto vale mais do que 50 cêntimos de certeza …” . E assim nasce Jesus Cristo, o rapazola que fazia milagre e por aí fora (não nos apetece estar a alongar isto, mas podemos estragar o final e dizer que acaba por morrer numa cruz.). De destacar que este acontecimento deu para os chineses fazerem furor na altura: terços de plástico às cores, miniaturas do “menino” e camisolas falsas do CR7.

Agora devem estar a pensar por onde andavam os Reis Magos, o burro e a vaca. Calma a gente explica. Os Reis Magos chegaram lá em grande estilo (caps, grills e Air Force nos pés) e levavam para o menino fraldas, um biberão e um cupão com 50% de desconto no Continente. Quanto aos burros e as vacas … bem disso há em todo o lado, essa parte vocês escolhem …

E assim terminamos uma maravilhosa história de como Jesus nasceu para o mundo … ah, é nesta parte que se deseja boas festas não é? Pois então, nesse caso (e porque tem que ser) um Bom Natal.
Filipa Alves/Daniel Teixeira

0 comentários:

Enviar um comentário