"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Londres, o apogeu do caos

Destruição, multidões em fúria, confrontos com as autoridades … imagine quase o fim do mundo e depois veja os noticiários, verá Londres. A morte de Mark Duggan serve de rastilho para estes dias de constantes batalhas campais nas ruas onde sempre parecia que o Big Ben nunca seria chateado com problemas.

Como seria de esperar, esta “onda” começa a alastrar: “As revoltas registadas na noite de sábado para domingo na zona de Tottenham, no Norte da cidade, atingiram as áreas próximas de Enfield e Walthamstow, bem como a área de Brixton, a Sul. Em todos os casos, centenas de agitadores atacaram a polícia e saquearam lojas locais, havendo já a registar 35 polícias feridos e mais de 100 pessoas detidas.”

Já houve pelo menos um morto (até ao momento). Um homem foi baleado enquanto estava dentro do seu próprio carro. Como já deu para ver, caos é a palavra certa e a definição de segurança para os lados das terras de Sua Majestade parece demasiado ténue e efémera. Motins que destroem tudo a sua passagem, usurpando zonas comerciais graças aos seus actos de vandalismo.

Muito se fala do fim do mundo e de catástrofes, mas penso que fica claro que quem fará mais estragos quando “ameaçados” somos mesmo nós. Ordem é algo que parece não existir e quase que nos faz pensar se isto não será apenas um “taste” daquilo que poderá esperar outros países (porque nem sempre os bons exemplos são seguidos…)

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu restaurar a ordem no país, chamado todos os deputados que se encontravam em férias."O povo não deve duvidar de que faremos tudo o que for necessário para restaurar a ordem nas ruas”, declarou Cameron durante um breve discurso.
Veremos como toda esta situação será resolvida, mas até lá a fúria de uns será com certeza o mal-estar de outros.

"O caos é impensável, já que a mistura é uma ordem e não há para o espírito do homem, ou no espírito do homem, nada que não seja relação. O que acontece é que chamamos desordem à ordem que nos não agrada, ao conjunto de relações em que não entendemos ou não aceitamos a relação connosco."
Agostinho da Silva
(Filósofo/Poeta/Ensaísta)

0 comentários:

Enviar um comentário