"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Obrigado Sócrates, Bem-vindo ao jogo Sr. Passos


E no dia 5 de Junho Portugal mudou. Pedro Passos Coelho é o novo Primeiro-ministro do nosso país, destronando José Sócrates com uma diferença de 10,4 % no que toca a votos. Uma vitória gritante, sem dúvida mas as minhas primeiras palavras são para aquele que ficou em segundo e que viu o seu cargo ser tomado. Decidi escrever agora porque queria que a fase pós-eleições acabasse, deixando assim que todos os ‘experts’ pudessem falar antes de mim … como o próximo “Prós e Contras” vai falar de agressões entre jovens, achei que era agora o momento certo.

Obrigado José. Sem ti não teríamos a grande invenção mundial que foi o Magalhães (onde inclusive tentei escrever esta crónica, mas ia constantemente abaixo), não teríamos vídeos seus a falar mal espanhol, não teríamos piadas sobre si com tantos sub nomes como “Socas” … enfim estaria aqui o dia todo e se calhar ainda me esquecia de alguma coisa. Estamos no lodo, não tenhamos dúvidas, mas consigo (e visto de fora) parecia que o nosso país via apenas isto como um dia de chuva no Verão. Você se estivesse dentro de uma casa a arder diria apenas que “estava quentinho lá dentro” … o seu optimismo é de enaltecer. No entanto, após esta derrota decidiu abandonar o seu cargo no PS e agora avançam o nome de António José Seguro … eu acho bem. Se é para queimar, que seja alguém que não faça muita falta no futuro. E assim, após ser PM e vencedor do premio Sexy Platina do Correio da Manhã, Sócrates sai de cena … mas estarás sempre cá (porque nós portugueses não te vamos esquecer de certeza, podes crer).

E agora dirijo-me a Pedro Passos Coelho. Um homem que nas suas ultimas batalhas venceu Manuela Ferreira Leite e José Sócrates … um bom currículo. Mas agora é a sério e tem um país (ainda somos não somos?) para gerir e agora temos as medidas que o sempre simpático FMI nos deixou. Estes dias servirão para que possa ser uma espécie de Paulo Bento (versão política) e possa trazer os seus ‘boys’ para o assistirem no seu mandato. Escolha bem para não saírem decisões como Dudas ou Eliseus (pergunte ao Queiroz que ele explica).

O que me resta dizer é apenas isto: “Bem-vindo Sr. Passos Coelho. Prepare-se bem e respire fundo, porque a viagem é tudo menos meiga. Esqueça a euforia e concentre-se na sua nova tarefa. Está pronto? Então agora pegue no comando e tire o jogo do ‘pause’ … boa sorte, e não se esqueça que não está a jogar para passar o tempo.”

0 comentários:

Enviar um comentário