"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lista Forbes: onde ser último não é mau

Num momento em que tanto se fala do FMI, da “Troika” e da nossa recente entrada em recessão técnica, apetece-me falar daqueles a quem este problema é como uma comichão na orelha (porque parecendo que não já há muita gente que fala da desgraça e não me apetece ser repetitivo).

A lista Forbes é uma famosa lista das pessoas mais ricas do mundo. Desta vez o ranking foi aumentado sendo agora representada com 1210 nomes, onde mais de 20 individualidades ficaram empatadas no último lugar (mas já lá vamos).


Primeiro quero felicitar o senhor Carlos Slim Helu por ter uma fortuna estimada em 74 biliões de dólares. Isto de ter um mexicano no topo seja do que for é de louvar (imagino a carrada de comida do seu país que teve de vender desde os 5 anos de idade). Ao ver esta lista dá-me a impressão que como se já não bastasse eles ganhar rios de dinheiro ainda fazem listas para ver quem ter a fortuna maior, mas enfim parece que é tudo uma questão de dinheiro. (Nota: o Bill Gates até gostava disto, mas agora que é segundo já não acha muita piada).

Escusado será dizer que o Facebook também está representado nesta lista de pessoas que podiam utilizar o dinheiro para limpar … a boca (estavam a pensar em que sitio?). Mark Zuckerberg, co-fundador e CEO do Facebook, aparece em 52º lugar com uma fortuna estimada em 13,5 biliões de dólares. Seria fácil fazer uma piada dizendo que é caso para lhe dar um ‘like’ ou ajuda-lo no farmville, mas não me apetece ir por ai. Desculpem lá.

Destaco também a presença nesta lista de três portugueses: Americo Amorim (5,1 B), Belmiro de Azevedo (1,5 B) e Alexandre Soares dos Santos (2,3 B). Mas não deixo passar impune o facto de Soares dos Santos ter ultrapassado Belmiro de Azevedo. Toda a gente sabe que Belmiro de Azevedo ainda pensa que é o mais rico de Portugal há anos, portanto vir dar um desgosto destes ao homem é arriscado (visto que é o dono da Sonae e parecendo que não dá sempre jeito os descontos no Continente).

Falando dos derradeiros lugares, digo apenas que estão empatados porque todos têm 1 bilião de dólares, o que me faz pensar que estar em último afinal a meu ver não é nada de trágico, mas posso estar enganado. “Olhe ó Amélia, estamos em último na lista da Forbes. Que maçada, preciso de descomprimir. Jarvas, prepare-me o Ferrari, vou dar uma volta” … sim, uma verdadeira catástrofe.

0 comentários:

Enviar um comentário