"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

terça-feira, 1 de março de 2011

Tragam de volta o bom senso, por favor...

Todos os dias quando chego a casa, tenho por costume abrir e computador e começar uma espécie de volta pelos sites de costume, jogos online, blogs, jornalisticos...
No fim, vou sempre ver as "últimas novidades", um separador fornecido pelo Mozilla Firefox que permite ver as notícias na hora dos vários jornais on-line.
Os jornais on-line, têm uma diferença para os jornais em papel que é o de além de se poderem observar notícias na hora, pode-se comentar na hora. Confesso que ha notícias nas quais entro simplesmente porque já sei o tipo de comentários e guerras que surgirão nos mesmos e gosto de rir um bocado da (na minha opinião) ignorância e ás vezes mesmo burrice de certos leitores.

No último mês, esteve em foco os conflitos no Norte de África e Médio Oriente, onde tem havido bastante contestação a regimes totalitários que já duram à vários anos.

Em 3 países o regime já caíu. Sim, 3 países, Tunísia, Egipto e para mim, na Líbia também já. Apesar do Khadafi ser um louco resistente, metade do país já não está no seu controlo.
Nestas 3 situações, temos diferenças entre si, enquanto que na Tunísia e Egipto os chefes de estado apesar das suas raízes de esquerda, estavam mais afastados do socialismo, na Líbia, Khadafi, é um dos grandes representantes dos poucos resistentes da antiga escola comunista.

Como tal, aquando das revoluções na Tunísia e Egipto, viam-se almas penadas dos coments dos jornais (leia-se por isto alguns "nick's" que aparecem com bastante frequência quando se trata de defender o comunismo, procurem notícias e quase de certeza encontrarão "Luís, Almada" "Carlos, Londres" e "pôba" entre outros, quase sempre aparece um deles a defender e a tentar justificar o injustificavel) a atacarem os ditadores, a darem força á revolta do povo, abaixo os fascistas que resistem, acabem com as injustiças sociais, etc. etc.
Fartaram-se de se "atirarem" aos ditadores depostos (algo contra o qual não me oponho, se os tunisinos e egipcíos assim o fizeram, algo de mal se andava a passar).

Agora mais recentemente a revolta na Líbia tem atingido níveis desproporcionais de violência, Khadafi resiste como pode, com armas, mercenários, bombardeamentos e que se ouve os mesmos comentadores a dizerem:
1- "A imprensa está a exagerar"
2- "Se realmente o povo está contra ele, ele teria sido deposto como no Egipto e na Tunísia, mas a maioria do povo ainda está com ele"
3- "Porque haveria a população de se revoltar quando têm habitações, educação e saúde quase de graça"
Enfim, encontro comentários variados a defenderem Khadafi que quase faz lembrar as declarações do mesmo onde diz que quem protesta contra ele são "jovens a quem foram distribuídas drogas e armas" e estão sob estado alucinógeneo.

Independentemente das vossas cores políticas, façam o vosso juízo das acções que vos rodeiam, nenhum ditador, seja de direita ou esquerda pode declarar guerra ao seu povo e quem o faz deve ser condenado, se condenam aqueles que abandoram na Tunísia e no Egipto, condenem também Khadafi e outros que ainda virão (Bahrein, Omã, quem sabe Irão... e o que ainda esteja pra chegar).
Trata-se simplesmente de bom senso e coesão e quem não o tem, também não tem carácter para vir a público defender qualquer ideologia e seus principios.

0 comentários:

Enviar um comentário