"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

domingo, 6 de março de 2011

O ‘senhor do robalo’ … 16 meses depois

Numa semana onde a Chanceler alemã Angela Merkel falou sobre o nosso país e o Benfica voltou a vencer nos descontos um tal de Sporting, existiu outro ponto de interesse e é sobre esse que me apetece falar (até porque os outros não trazem nada de especial para escrever).

O principal arguido do caso Face Oculta, Manuel Godinho, deu uma entrevista ao Jornal de Notícias onde recorda os meses que passou na prisão. Se bem se lembram este caso tinha como um dos protagonistas o nosso primeiro-ministro que aparece sob suspeita devido a certas gravações telefónicas (que curiosamente foram destruídas). Alegadamente envolve também lavagem de dinheiro, corrupção política e evasão fiscal. 

Para ser sincero quando li que Godinho seria libertado estava à espera de um desfecho tipo Vale e Azevedo. O senhor saía das instalações, era abordado por dois advogados e um polícia e 10 minutos depois voltava lá para dentro. Mas não, este não merecia este tipo de tratamento. Afinal de contas só é acusado de crimes de associação criminosa, corrupção activa para acto ilícito, corrupção activa no sector privado, tráfico de influências, furto qualificado e burla qualificada … equivale a roubar uma laranja numa mercearia.

Dos 9 arguidos este foi o único que foi preso e como é óbvio fez o que todas as pessoas querem fazer quando saem da prisão: deu uma entrevista. Desta maravilhosa pérola jornalística destaco duas citações:
«Desde pequenino fui pessoa séria, que nunca tinha tido problemas com tribunais. Tinha só multas por excesso de velocidade» - claramente um caso de um simples português que tem o azar de ser apanhado pela polícia nos momentos errados, coitado (provavelmente ia com pressa para dar os caixotes com ‘robalo’ ao Armando Vara).

Manuel Godinho falou também dos problemas com as Finanças: «Eu devia ser um polícia do Fisco. Consideram que passamos facturas falsas porque os impostos não entram. Eles anulam simplesmente a factura mas nós não temos culpa nenhuma. Nós temos os extractos com os fornecedores e tudo certinhos.» - Mais uma vez ele é a vítima aqui. Que culpa tem o homem de ter os recibos todos em ordem, mas em vez de o dinheiro ir para o Estado vai para o bolso dele? Às vezes acontece, há muitos casos assim com pessoas que transpiram honestidade (Valentim Loureiro, Dias Loureiro, José Oliveira e Costa …).

Por fim apenas desejar um bom resto de roubo, perdão, de vida ao senhor Godinho e que mantenha o seu bigode malandro à verdadeiro português …ah e afaste-se dos robalos. É que já tem idade e consciência para saber que peixe graúdo dá para entalar uma pessoa na prisão.

0 comentários:

Enviar um comentário