"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

sábado, 29 de janeiro de 2011

"A infelicidade tem isto de bom..."



Hoje não é um bom dia para escrever. Hoje não é um bom dia para nada, realmente. É um daqueles dias que todos temos e todos queremos que passe bem depressa! Mas é em dias como este que aprendemos, aos pouquinhos, a dar o verdadeiro valor a simples coisas da vida, do dia-a-dia e, principalmente, às pessoas.

Quando estamos felizes, alegres, na Lua ou em Marte, o que acontece à nossa volta acaba por nos passar um pouco ao lado porque, afinal, tudo são rosas! Dias como esses existem para deixar a nossa alma flutuar... Mas dias como este, os dias maus, servem para a nossa alma crescer. Pequenas acções como a simpatia ali da senhora da loja, um abraço habitual ou uma palavra mais meiga de quem de nós tanto gosta, têm outro significado em dias como este. E porquê? Porque embora os nossos amigos, a nossa família, colegas ou desconhecidos, não se apercebam, um pequeno gesto deles pode, verdadeiramente, trazer sol a um dia cinzento - nem que seja por momentos, mas brilha. A minha experiência diz-me que por vezes é nos nossos maus momentos que somos melhores pessoas. Melhores para os outros - não será esse o objectivo? - pois acabamos por lhes dar aquilo que tanto sabemos que precisam mas não sabemos definir. Pequenas coisas, como disse, que fazem toda a diferença. Estar lá. Ouvir. Sorrir. Abraçar. Da próxima vez que te sentires cheio de alegria e euforia, "pára, escuta, olha". Presta um bocado de atenção ali àquela tua colega com o olhar tão entristecido, àquele teu amigo hoje tão estranhamente calado, à tua mãe que hoje não parece a mesma. Tu sabes o que tens de fazer. Afinal, a felicidade só existe realmente se for partilhada!

Os amigos não são só para os nossos bons momentos, nem somente para os maus deles. São para todos os momentos, pois hoje és tu aqui, amanhã será ele. Nos dias de sol parece que eles florescem em todo o lado... Mas e nos dias de chuva?


"A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos." Honoré de Balzac


Porque por mais bem que eles estejam na vida, não se esquecem de nós.

0 comentários:

Enviar um comentário